NO AR AGORA
Sertanejo Bom Demais
Telefone
(16)3252-7293
Whatsapp
(16)3252-7293
NOTÍCIAS

Dezembro Vermelho – Balanço da campanha em Taquaritinga (SP) mostra a confirmação de novos casos de HIV e Sífilis em 2021

Dados da Secretaria de Saúde de Taquaritinga mostram que 5 pessoas receberam o diagnóstico positivos para HIV durante a campanha ‘Dezembro Vermelho’, que mobilizou os profissionais durante todo o mês no município, voltados para a conscientização da importância do diagnóstico do paciente infectado, além de manter o alerta de prevenção para doenças sexualmente transmissíveis, independente da ocorrência de mobilizações em períodos comemorativos, como Fevereiro (Carnaval) e férias de Julho.

Houve também a confirmação de 21 novos casos de Sífilis. No total, 232 testes foram feitos na rede.

Apesar da campanha, os testes são disponibilizados durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que estão capacitadas para realizarem o teste rápido para o diagnóstico da infecção dos vírus. Para maior sigilo, o exame é gratuito e aplicado em uma sala onde a enfermeira fica a sós com o paciente. No final, ela emite um lado com o resultado e, caso for positivo, a pessoa fará a coleta de sangue para análise completa de sorologia e será encaminhada para o médico infectologista da rede pública. O tratamento da doença será iniciado, assim como o acompanhamento pela equipe responsável.

A oferta pela testagem, mesmo quando houve paralisação parcial de atendimentos em períodos mais críticos da pandemia, não foi prejudicada e mesmo com as limitações, os testes não deixaram de serem feitos em nenhuma época do ano.

Além das UBSs, o Centro de Testagem e Acompanhamento (CTA) também está capacitado para realizar o teste rápido. Ele está  na sede da Secretaria da Saúde, em frente ao terminal rodoviário.